Ser multitarefa não é sinônimo de produtividade

Camila

Farani

fev. 07, 2022

Focar em pouca quantidade de projetos simultâneos apresenta mais resultados qualitativos do que se deparar com uma gama inteira de trabalhos e não ter produtividade.


Vejo muitos empreendedores dizendo que estão sobrecarregados com tanta atividade para fazer, muitas responsabilidades, muitas operações, gestão de negócios, mas sem tempo para executar nenhuma delas.


Parem de fazer isso, pessoal! Estar cheio de tarefas, sem tempo para gerir e obter os melhores resultados não significa que você esteja ganhando esse jogo. Muito pelo contrário. A má gestão do seu tempo só impulsiona o estresse, e te torna menos saudável e produtivo no final do dia. 


Dúvida? De acordo com o livro The Mindful Marketer, “o fluxo constante de interrupções faz com que você gaste mais tempo por tarefa. Isso faz com que você enfrente uma maior pressão de tempo em cada uma delas”. 


Por isso, é mais importante você focar em pouca quantidade de projetos simultâneos (se possível, um por vez) para apresentar mais resultados qualitativos, do que se deparar com uma gama inteira de trabalhos e não ter produtividade no final das contas.


O que fazer para ser menos multitarefa e mais eficaz nas entregas?

  • Faça reuniões curtas e objetivas;
  • Olho no olho é melhor do que conversas pelo celular, quando possível;
  • Concentre-se nas suas tarefas;
  • Desconecte-se durante o período de produção.


Para contestar a falácia de que fazer tudo ao mesmo tempo é positivo, um estudo publicado no International Journal of Information Management, descobriu que a pessoa típica verifica o e-mail uma vez a cada cinco minutos e que, em média, leva 64 segundos para retomar a tarefa anterior depois de verificar seu e-mail. 


Ou seja, apenas por e-mail, normalmente perdemos um em cada seis minutos. Imagine, agora, que além do e-mail nós temos as mídias sociais, grandes vilãs da produtividade. Principalmente quem trabalha nelas, precisa delas, pesquisa nelas, mas na hora de produzir o seu conteúdo, não consegue focar e se desconectar delas…


Por isso eu gosto de chamar a atenção de todos para um seguinte ponto: fazer mais coisas não leva a resultados mais rápidos ou melhores. Fazer coisas melhores é que vai fazer com que você obtenha melhores resultados. Ainda mais quando você foca em uma tarefa, a probabilidade de apresentar melhores resultados é bem maior do que quando você divide a sua atenção com outras funções. 


Fica a reflexão: você sente que a sua produtividade é afetada pela quantidade de funções que você tem?


Compartilhe este post nas suas redes sociais

Brazil at Silicon Valley 2024: reflexões sobre o impacto da IA
18 abr., 2024
Na sexta edição do Brazil at Silicon Valley, evento em que nós, brasileiros, fazemos questão de marcar território no epicentro mundial da tecnologia, a discussão foi elevada a um novo patamar.
Transforme complexidade em estratégia
12 abr., 2024
Muitos se perdem na névoa da complexidade, incapazes de discernir o caminho a seguir adiante do turbilhão de desafios empresariais que enfrentam diariamente nos negócios. Eu mergulhei profundamente na metodologia da McKinsey, um farol que promete não apenas iluminar esse caminho, mas traçá-lo com soluções estratégicas e eficazes.
mudança
10 abr., 2024
O imperativo da mudança estratégica.
tempo
05 abr., 2024
O segredo não contado para dominar seu tempo e transformar seu negócio.
O amanhecer de uma nova era em inteligência artificial não é apenas uma promessa; é uma realidade ma
01 abr., 2024
O amanhecer de uma nova era em inteligência artificial não é apenas uma promessa; é uma realidade materializada por um marco sem precedentes na interseção da tecnologia e da vida cotidiana.
negocios
29 mar., 2024
O domínio dos números e uma gestão financeira sólida são fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo.
Mais Posts
Share by: