“Fora do Aquário” é uma série de 5 lives realizadas no Instagram que eu, Camila Farani, organizei para trazer os principais temas de empreendedorismo diante de um Novo Oceano.
“Fora do Aquário” é uma série de 5 lives realizadas no Instagram que eu, Camila Farani, organizei para trazer os principais temas de empreendedorismo diante de um Novo Oceano.
Camila Farani
30 de julho • 10 min
Camila Farani
30 de julho • 10 min
O terceiro dia de LIVE “Fora do Aquário” trouxe um convidado mais que especial, André Siqueira, Co-fundador da RD Station, autor do Best-seller “Máquina de Aquisição de Clientes”, eleito um dos Forbes Under30 em 2019 e que, Empreendedor Endeavor com prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015).
A essência desse bate-papo girou em torno dos quatro pilares para implantar, minimamente, uma máquina de vendas:
1 – PMF (Product Market Fit);
2 – ICP (Ideal Customer Profile)
3 – Conhecer o seu posicionamento
4 – Conhecer a matemática do seu produto
Neste artigo, eu vou aprofundar o primeiro pilar que fala sobre Product-Market Fit (PMF), que, atualmente, é um conceito que apresenta uma das maiores dores no mundo Business.
Mas, afinal, o que é PMF?
No mundo das startups é comum ouvir falar de Product-Market Fit, que em português significa ter um produto que se encaixa com uma demanda real de mercado. Ou seja, o seu produto deve resolver uma dor de forma efetiva e de forma real para atingir um PMF.
Mas, preste atenção: se você começa a construir uma máquina de aquisição de produto que ainda não chegou nesse estágio, na verdade, você está construindo um castelo de cartas que pode cair a qualquer momento, além de estar torrando o seu belo e suado dinheiro. Depois que você construir um produto que não atende ao mercado, você vai precisar consertar e mexer. É nesse momento que fica muito difícil melhorar o seu produto.
Para resolver essa questão e definir se o seu produto ou serviço é bom e se ele atende às dores do mercado, você não pode deixar de lado essas três métricas em seu negócio, segundo o co-fundador da RD Station, André Siqueira:
Uma forma de olhar para esta questão é através de uma métrica chamada Must Have Score, que é basicamente uma enquete que você faz para o seu usuário, e que, através das respostas, você vai definir se o seu produto é bom ou não.
Faça a seguinte pergunta: “se este produto deixasse de existir, quão insatisfeito você estaria com isso?”. Depois ofereça alternativas como “muito”, “pouco” e “não faria diferença na minha vida”.
Se, pelo menos, 40% das respostas for “muito insatisfeito” isso significa que você tem um Product-Market Fit, ou seja, você tem um produto que faz a diferença na vida das pessoas e elas gostam.
Pergunte ao seu cliente “qual é a probabilidade de você indicar a gente para um amigo numa escala de 0 a 10?” e meça em percentual as respostas. Destaque o percentual de pessoas que responderam de 9 a 10 (os promotores) e subtraia pelo percentual de pessoas que responderam de 1 a 6 (os detratores).
O percentual de respostas 7 e 8 (os neutros) você ignora.
Se a sua resposta de NPS estiver na casa dos 50%, o seu produto está mediano. Mas se o resultado for acima de 60%, parabéns, você tem um produto excelente.
Essa métrica pode ser um pouco abstrata, mas André Siqueira considera como a mais importante e pode ser aplicada em diferentes momentos:
A dor aqui é que você pode ter uma respostas demorada. Por exemplo: um cliente demora 6 meses para cancelar um serviço. Assim, eu demoro pra me ajustar e melhorar o meu serviço.
Aproveite agora essas dicas do co-fundador da RD Station e aplique suas métricas em seu negócio, já! Deixe de ser sardinha e passe a nadar nesse Novo Oceano como um verdadeiro Shark.
Assim, todo mundo sai ganhando: o empreendedor, porque vai atrair mais leads e potenciais clientes, e o próprio cliente que vai obter um produto ou serviço com excelência.
Mas não para por aí. Para fechar com chave de ouro, André Siqueira indica uma frase que é referência em sua vida, citada pelo ator, empresário, produtor, diretor, Steve Martin: “Seja tão bom a ponto de não conseguirem te ignorar”. Fica a dica de linha de raciocínio para você pensar feito um Tubarão e parar de nadar entre o cardume de sardinhas.
Permita-se nadar nesse Novo Oceano!
Não curti.
Meh…
Curti!
Não curti.
Meh…
Curti!
Empresas ágeis são aquelas que estão conseguindo…
Quando você encanta seus clientes e agrega mais…