Você sabe o que é fundamental para conquistar o investimento de um tubarão?

Camila

Farani

nov. 12, 2021

Nesta guia eu vou mostrar ouro em pó para o empreendedor que deseja angariar recursos para o seu negócio. Tudo isso com base na minha tese de investimentos: os 5Ts.

Antes de conhecer os principais tópicos que chamam a minha atenção na hora de pedir um investimento, você precisa saber que todo investidor tem a sua tese, que é um conjunto de princípios e referências que definem a escolha dos ativos. 

A minha tese vai ajudar você, empreendedor, a conseguir o tão almejado recurso para o crescimento da sua empresa e, até mesmo, ajudar na construção do seu Shark Pitch e atrair novas captações financeiras.

Então fique de olho nos cinco critérios principais da minha tese dos 5Ts: Team, Tech, TAM, Traction e Trench.

1 - TEAM: O time que compõe a sua empresa

Eu sempre procuro saber quem é o fundador ou fundadora, e qual a complementaridade que a pessoa possui. Além disso, também quero ver se o empreendedor(a) é uma pessoa focada no produto, se tem foco no fundraising (captação de recursos) e se tem os 3 elementos que eu considero principais:ser um bom comunicador, um bom recrutador e um bom vendedor.

Além disso, também reparo nassofts skills ehards skills da equipe como um todo:

Softs Skills– habilidades comportamentais, ligadas à interação e relação com as pessoas, e aptidões como foco, comunicação, inteligência emocional e produtividade. São competências importantíssimas para quem deseja se desenvolver profissionalmente. Comunicar-se bem, lidar com opiniões divergentes, manter o foco, conseguir se organizar e desenvolver liderança são habilidades que elevam a carreira, e melhoram o dia a dia profissional.

Hard Skills – São as habilidades técnicas, que podem ser facilmente aprendidas (e ensinadas) por meio de cursos, treinamentos, workshops, certificações, etc.

2 - TECH: O seu produto/serviço (tecnologia)

Meu critério ‘Tech’ não necessariamente se trata de tecnologia, mas sim de produto ou serviço. Qual a solução que seu produto ou serviço tem para as dores do mercado?

E costumo dizer que o empreendedor que deseja captar recursos, para chamar a minha atenção, ele precisa falar sobre os problemas que o seu produto ou serviço consegue resolver.

Nesta tese, eu busco saber se a tecnologia já foi testada, se já foi validada e se é patente.

3 - Total Available Market (TAM) e Service Available Market (SAM)

Tenha em mente que eu sempre vou gostar de saber se o TAM, que em português se refere ao Tamanho de Mercado, é grande o suficiente. E se o SAM, que em português se refere ao tamanho de mercado que você acha que vai atingir, é factível. 

É que, por meio destas siglas, os empreendedores conseguem prever a demanda que terão por seus produtos ou serviços, projetando as vendas e o crescimento. E eu, como investidora, consigo perceber se você, empreendedor, entende sobre o seu mercado e se esse mercado aceita o produto que você criou.

Vou dar uma dica mestre para você: costume fazer a seguinte reflexão: “A ideia pode ser maravilhosa, mas ela é vendável?”. Em seguida, no seu pitch, detalhe se a solução que você oferece para a dor do cliente é realmente relevante.

4 - TRACTION: Tração

A tração do seu negócio é um dos fatores mais importantes que, não somente eu, mas todos os investidores levarão em conta antes de investir na sua empresa. É a tração que mede o engajamento do seu projeto com o seu respectivo mercado.

Mas como medir a tração? Simples. Por ordem de importância, a tração pode ser demonstrada através de: lucros, receitas, clientes, clientes-piloto, usuários não pagantes.

O mais importante é que você identifique cada um destes aspectos e saiba demonstrá-los. Uma apresentação de um projeto sem demonstração da tração não passa de uma mera história. E uma história sem tração é uma obra de ficção.

Mas atenção: o seu projeto deverá ser testado no mercado antes mesmo de você pensar em captação de recursos.

5 - TRENCH: Trincheira

Aqui eu quero saber se a sua empresa tem barreiras diante da sua concorrência, ou seja, qual é o nível de defensibilidade do seu negócio. Tenha em mente que ter “Trincheira” é você saber qual é o seu diferencial competitivo e como você se defende, além de conhecer os seus concorrentes.

Neste campo você deve saber o que o seu produto tem de diferente que não pode ser facilmente copiado. A chave por trás desta tese é: o seu produto tem barreira de entrada? É difícil ou fácil copiar a sua tecnologia? Pense nisso!

No final das contas, os 5T’s vão refletir na percepção dos fundadores e/ou do CEO da empresa. Tudo isso circula em volta do empreendedor que está tocando o barco e, também, do time que escolheu para remar ao seu lado. 

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