Que conteúdo deseja pesquisar?

Exemplo: startups, shark tank brasil, modelo de pitch

Blog da Camila Farani

Notícias e Conteúdos Exclusivos

O quanto você aguenta?

Você já se sentiu sem direção diante de um obstáculo?
Acredita que a única forma de conseguir grandes resultados é trabalhando cada vez mais?

Tem sempre a sensação de que mesmo depois de um dia exaustivo de trabalho, ainda tem uma lista enorme de tarefas para concluir?
Infelizmente esse tipo de pensamento é muito comum na rotina dos empreendedores brasileiros, e o resultado desses sentimentos não poderia ser outro que não empreendedores extremamente sobrecarregados e frustrados com seus negócios e tudo que os cerca.

Isso acontece porque a grande maioria das pessoas aprendeu que é preciso apanhar da vida e seguir em frente, sem desistir de seus objetivos.
Mas é exatamente aqui que começa o problema, porque essa ideia é propagada como sendo sinônimo de resiliência.

O Que É Resiliência?

Ao contrário do que muita gente imagina, o significado da palavra resiliência não está ligado a suportar o máximo possível sem deixar que os obstáculos que surgem na sua jornada façam com que você desista dos seus objetivos.

Uma pessoa resiliente não é aquela que aguenta mais problemas e desafios, mas aquela que absorve o que acontece à sua volta, e usa isso de forma positiva para realizar seus planos.

E a única maneira de poder absorver tudo o que acontece com você, e transformar isso em algo positivo é parando. Pode até parecer contra intuitivo, já que existe essa ideia de que não podemos parar por um minuto sequer se quisermos ter êxito em nossos negócios.

Mas a verdade é que se você simplesmente segue em frente sem parar para respirar e analisar os acontecimentos a sua volta é muito difícil conseguir extrair algo bom de qualquer situação. Porque nesses momentos o seu corpo está completamente desequilibrado física e psicologicamente devido a carga de trabalho excessiva.

E o seu corpo vai gastar muita energia tentando reequilibrar as coisas novamente, enquanto você já está novamente focado em outra tarefa, e assim se cria um círculo vicioso que resultará em níveis elevados de estresse.

Stress, Produtividade E Saúde Mental

Vários estudos mostram o quanto o stress em níveis elevados pode ser prejudicial a saúde de uma pessoa, mas além da saúde esses níveis também influenciam diretamente a sua produtividade.
E além de afetar a sua produtividade, muito provavelmente você terá dificuldades para liderar sua equipe, negociar com fornecedores e lidar com clientes.

Isso sem falar nos problemas de saúde que você pode ter que enfrentar, e que serão mais um obstáculo que você terá que superar.
Quadros de ansiedade, síndrome do pânico e depressão são algumas das doenças que mais afetam os empreendedores, principalmente os que estão em um estágio inicial.

E principalmente doenças como a depressão encontram um terreno que, se não bem cuidado, é muito fértil para que se instalem e criem raízes.
Afinal o Brasil ainda não é culturalmente um país de empreendedores, e quando você decide que vai criar o seu próprio caminho em vez de seguir os passos da maioria das pessoas, começam os confrontos com familiares e pessoas próximas.

Com isso, em pouco tempo o empreendedor que antes estava sempre rodeado de pessoas, se vê sozinho, cheio de incertezas e medos.
Assim está pronto o terreno para que os pensamentos negativos ocupem cada vez mais espaço, até que o problema se torna mais grave.

Como Posso Desenvolver Minha Resiliência?

Por isso é tão importante que você dedique uma parte do seu tempo para desenvolver a sua resiliência, já que se trata de uma habilidade que pode ser adquirida por qualquer pessoa.

O primeiro passo para que você comece a desenvolver essa habilidade é mudar a forma como você enxerga as mudanças.

Se você sempre encara mudanças com desconfiança muito provavelmente essas novidades terão um impacto negativo na sua rotina.
Outro ponto que você deve observar são seus pensamentos negativos.
E eu não estou dizendo que você tem sempre que achar que tudo está perfeito e que problemas não existem. Eles existem e você vai ter que superá-los.


A questão aqui é que eles não podem ser a base das suas ações, então esteja preparado sempre para o pior cenário, mas concentre s maior parte da sua energia nos pensamentos positivos.
Esses dois pontos são fundamentais para que você desenvolva a capacidade de aceitar que muitos acontecimentos não estão sob o seu controle.

Muitos empreendedores se culpam demais por coisas que eles simplesmente não podem prever ou controlar, e acabam entrando em um ciclo de negatividade que pode ser fatal para o negócio.


Por isso é importante que você invista uma parte do seu tempo em autoconhecimento, para que seja possível identificar quais são seus pontos fortes e fracos, e começar a melhorar o que precisa ser melhorado.
Além disso, independente da sua posição e do mercado em que a sua empresa está posicionada, você precisa fazer paradas estratégicas na sua rotina.

Essas paradas são essenciais para que você tenha um tempo disponível para conseguir assimilar as situações que surgem no seu dia a dia, e converter esses acontecimentos em experiências positivas.

Como Ser Mais Resiliente Pode Ajudar O Meu Negócio?

Quando você começa a trabalhar para desenvolver a sua resiliência em pouco tempo você passa a lidar de forma diferente com aquelas situações que mais te incomodavam.

Você passa a encarar mudanças não como um problema, mas como oportunidades, começa a ter um relacionamento mais próximo com a sua equipe, fornecedores e clientes.

Além disso, como você desenvolve um controle muito maior sobre seus pensamentos, consegue tomar decisões importantes com muito mais clareza, e isso pode levar o seu negócio para o próximo nível. Assim, quanto mais você se torna uma pessoa resiliente, menor é o impacto na sua saúde física e mental, e maiores são os benefícios para o seu negócio.

Imagem fonte: PrecisavaEscrever.com.br

Camila Farani

Entre em contato ou siga-me nas redes sociais