A inovação como ferramenta em prol do seu negócio

Para o Dia Nacional da Inovação, hoje (19), eu destaquei 5 tecnologias listadas pela World Economic Forum que vão chocar o mundo dos negócios até 2025.

A inovação como ferramenta em prol do seu negócio

Para o Dia Nacional da Inovação, hoje (19), eu destaquei 5 tecnologias listadas pela World Economic Forum que vão chocar o mundo dos negócios até 2025.

verificado-p9b5wei8xhwe6tpnd9l0yfyhsau4bv7zr389bvjd9k

Camila Farani

19 de outubro • 7 min

verificado-p9b5wei8xhwe6tpnd9l0yfyhsau4bv7zr389bvjd9k

Camila Farani

19 de out • 7 min

Inovação não é uma novidade para nenhum negócio, nenhum empreendedor em nenhuma sociedade. Fato. Mas ao mesmo tempo, esse tema é tão atual porque exige recorrência, acompanhamento, estudos, updates e pesquisas, mas muitas pesquisas mesmo, pois é através da inovação que você consegue mudar o rumo de um projeto que não vai bem ou aprimorar um produto ou serviço que resolva a dor de um cliente.

É através da inovação que você vai potencializar o crescimento do seu negócio, e até mesmo salvar o seu empreendimento, se esse for o caso. Mas, muito além disso, é através dessa ferramenta que você vai conhecer melhor os desejos do seu consumidor, as necessidades da sua equipe, as fraquezas do seu produto. Ou seja, você pode aplicar a inovação em todos os elementos do seu business.

E não pense você, empreendedor, que uma inovação pode acabar com o seu mercado. É um dos piores equívocos que um líder pode ter. Principalmente quando surgem adversidades, pois é quando mais sentenciam o fim de um negócio, ao invés de ter uma cultura de adaptação e exploração das fraquezas para que novas habilidades ou soluções apareçam e façam desse limão uma limonada (ou um mousse de limão!). Seja lá o que você prefira, ter autocontrole e equilíbrio para enfrentar um obstáculo diante de um cenário caótico é um dos principais fatores para dar ênfase ao próximo passo que é inovar!

Isso significa ter em mãos a chave para o sucesso do seu negócio. Não é à toa que grandes empresas se reinventam o tempo inteiro. Inovam, sempre, para corresponder às expectativas de seus consumidores e, também, adaptar às necessidades momentâneas. Caso contrário, poderiam estar fadadas ao fracasso. 

Imagina só… se o Uber, com o seu modelo de negócio amparado em novas tecnologias mais acessíveis à realidade contemporânea e em um sistema de caronas pagas, não existisse? O modelo de negócio clássico do táxi seria o único até hoje e os consumidores não teriam alternativas e nem taxas menores, sem falar na disputa pela qualidade de atendimento de ambos setores que gera um produto final aprimorado e, não menos importante, a praticidade que esta tecnologia proporciona.

Viu? Este exemplo é somente um, em meio a tantos outros cases de empresas que adotaram a cultura inovadora e de transformações tecnológicas para o seu negócio. E tem muito mais.

Conheça 5 transformações tecnológicas que vão mudar o seu futuro

Estamos vivendo em mundo globalizado, onde a tecnologia se torna defasada em poucos meses, onde a postura concorrencial caracteriza-se pela busca permanente de diferenciação por parte das empresas participantes de mercado consumidor de serviços e/ou produtos. E onde a inovação é considerada o fator mais importante para o desenvolvimento econômico.

Para salientar a importância da inovação no mundo business, uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial afirma que até 2025 a tecnologia vai transformar o modo como vemos e lidamos com o dia a dia. Seja no campo, na empresa ou na medicina, a forma como a tecnologia atua hoje será readaptada para um futuro não tão distante. Confira as cinco transformações tecnológicas e inovadoras que vão reconfigurar o nosso horizonte:

1. 5G salvará vidas e a economia global

O Wifi não pode ser escalado para atender às demandas de maior capacidade. A proteção no local mudou as empresas e salas de aula para a videoconferência, destacando as redes de baixa qualidade. Redes 5G de baixa latência resolveriam essa falta de confiabilidade da rede e até permitiriam mais serviços de alta capacidade, como telessaúde, telecirurgia e serviços de ER. As empresas podem compensar o alto custo da mobilidade com atividades que impulsionam a economia, incluindo fábricas inteligentes, monitoramento em tempo real e serviços de computação de ponta em tempo real com uso intensivo de conteúdo. As redes privadas 5G tornam isso possível e mudam a economia dos serviços móveis.

Com isso, o lançamento do 5G cria mercados que nós apenas imaginamos – como robôs autônomos, junto com uma economia de mobilidade como serviço – e outros que não podemos imaginar, permitindo que as próximas gerações inventem mercados prósperos e causas prósperas.

2. Uma nova era da computação

A computação quântica terá uma primeira geração de dispositivos comerciais que será capaz de lidar com problemas significativos do mundo real. Uma das principais aplicações desse novo tipo de computador será a simulação de reações químicas complexas, uma ferramenta poderosa que abre novos caminhos no desenvolvimento de medicamentos. Os cálculos da química quântica também ajudarão no projeto de novos materiais com as propriedades desejadas, por exemplo, melhores catalisadores para a indústria automotiva que reduzem as emissões e ajudam a combater as mudanças climáticas. 

3. Varejo de robótica

Em 2025, o uso de robótica downstream em um nível ‘hiperlocal’ (em oposição à aplicação upstream tradicional na cadeia de suprimentos) irá perturbar esta indústria de US $ 5 trilhões de 100 anos e todos os seus stakeholders experimentarão mudanças significativas. Os varejistas irão operar em uma ordem de magnitude mais alta na produtividade, o que por sua vez resultará em retornos positivos e atraentes no negócio de mercearia online (inédito no momento).

4. Metaverso

Uma coisa que a atual pandemia nos mostrou é como a tecnologia é importante para manter e facilitar a comunicação – não apenas para fins de trabalho, mas para construir conexões emocionais reais. Nos próximos anos, podemos esperar ver esse progresso acelerar, com a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) construída para conectar as pessoas em um nível humano e aproximá-las umas das outras, mesmo quando estão fisicamente separadas. 

A linha entre o espaço físico e o virtual ficará borrada para sempre. Começaremos a ver recursos para eventos globais – do SXSW ao Festival de Glastonbury – para fornecer alternativas totalmente digitalizadas, além da simples transmissão ao vivo para experiências completas.

5. Revolução da Energia Limpa

Nos próximos cinco anos, a transição energética chegará a um ponto crítico. O custo da energia renovável recém-construída será menor do que o custo marginal dos combustíveis fósseis. Um ecossistema de inovação global terá fornecido um ambiente no qual os problemas podem ser resolvidos coletivamente e permitido que a implantação da inovação seja escalonada rapidamente. Como resultado, teremos visto um aumento surpreendente na capacidade eólica offshore. 

Como isso vai acontecer? Por meio de um compromisso inabalável com a digitalização, que terá alcançado um ritmo alinhado com a lei de Moore para espelhar a curva de inovação da energia solar. O rápido desenvolvimento de réplicas virtuais de dispositivos físicos apoiará uma transformação em nível de sistema do setor de energia. Este machine learning científico que combina modelos baseados em física com big data levará a projetos mais enxutos, custos operacionais mais baixos e, em última instância, energia limpa e acessível para todos. 

Dia Nacional da Inovação - 19 de outubro

E para fechar com chave de ouro, para o dia nacional da inovação, hoje (19), eu preparei um e-book com 6 tipos de inovações para você adotar em seu negócio, sem se preocupar com a mudança que esta inovação representa, mas sim, fazendo do limão uma limonada. 

Clique aqui e baixe o e-book completo.

Um tubarão de verdade sempre deve matar o seu negócio antes que alguém o faça de vez. Nesse sentido, quero deixar claro que os empreendedores de sucesso levantam-se após o fracasso de um produto/serviço (ou até mesmo de sua empresa), arregaçam as mangas e criam uma nova proposta para eles. Por isso, tenha em mente que matar está muito mais ligado à ressurreição (pense aqui em inovação, novo projeto, novo produto, novo modelo de negócio) do que uma morte natural em si. 

E antes que um concorrente faça isso por você, inove você mesmo! 

Compartilhe este post nas suas redes sociais

Compartilhe este post nas suas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Não curti.

Meh…

Curti!

Não curti.

Meh…

Curti!

Você também pode gostar de:

Você também
pode gostar de:

Enterprise agility: o que era uma opção, agora é essencial

Empresas ágeis são aquelas que estão conseguindo…

Como melhorar a experiência do cliente?

Quando você encanta seus clientes e agrega mais valor…

Enterprise agility

Empresas ágeis são aquelas que estão conseguindo…

Experiência do cliente

Quando você encanta seus clientes e agrega mais…