Basicamente, sem um Plano de Negócio sério e bem estruturado, não se consegue convencer um investidor experiente a colocar dinheiro no projeto, avigora Adriano Gomes, da ESPM.  Um Plano de Negócio bem estruturado mostra profissionalismo e credibilidade, além de assegurar que o empreendedor analisou os riscos e está investindo em um negócio rentável.

Para te ajudar a evitar os erros no  plano de negócios a Gestão&Negócios selecionou os principais erros encontrados neste planejamento:

Não ter a ideia bem definida: Não saber exatamente o que quer ou aonde que chegar.

Não estudar a concorrência: Não analisar o ambiente em que está entrando é um erro fatal. É preciso definir seu público-alvo e local.

Desviar o foco: Sair do foco te deixa com ideias diferenciadas a todo momento que não consegue organizá-las. Focar no projeto é a melhor coisa se fazer. Não faça mais de 20 tópicos, pois muito provavelmente poderá se perder neles.

Não ser objetivo: Se não conseguir ser simples e objetivo nas suas apresentações, muitos possíveis investidores não conseguiram nem assistir a toda a apresentação do seu projeto.

Não deixar a emoção falar mais alto: É importantíssimo colocar suas ideias e a realidade do mercado para o papel. Se apegar emocionalmente ao projeto pode trazer mudanças não muito boas para a empresa.

Errar os cálculos: A pessoa responsável pelo financeiro dos negócios é uma das mais importantes. O cálculo com moderação de custos e lucros é imprescindível.

Não se prevenir: Não se prevenir pode ser fatal para sua empresa. É fundamental que uma prevenção seja feita. Nunca se sabe o dia de amanhã.

FONTE: Camila Farani, especialista em empreendedorismo de alto impacto

By | 2017-02-22T22:43:36+00:00 fevereiro 20th, 2016|Sem categoria|