Que conteúdo deseja pesquisar?

Exemplo: startups, shark tank brasil, modelo de pitch

Blog da Camila Farani

Notícias e Conteúdos Exclusivos

Qual a melhor forma de expandir um negócio?

A investidora Camila Farani responde dúvidas de leitores no site EXAME.

Qual a melhor forma de expansão do meu negócio? Franquia ou lojas próprias?

Se você está cogitando a possibilidade de fazer do seu negócio uma franquia, já merece parabéns! É um indicador de que realmente a sua ideia deu certo e tem potencial mesmo para crescer. Mas é bom colocar os pés no chão porque o próximo passo deve ser bem pensado, já que ambos os lados têm vantagens e desvantagens.

Se a opção for negócio próprio, você tem total controle sobre tudo o que acontece em cada unidade de operação. Em compensação, também tem a responsabilidade e trabalho maiores em acompanhar e dar conta de todos os desafios. Por exemplo, se forem várias lojas e todas enfrentarem problemas diferentes ao mesmo tempo, é preciso ter estrutura para resolvê-las o mais rápido possível para não expor o resultado no caixa a perigo.

No caso da marca se expandir em franquias, você entra para um seleto time de “franqueadores”. Sua marca poderá receber muitas pessoas interessadas em serem “franqueadas” já que a mídia divulga muito as vantagens de se investir em franchising. Aqui o maior desafio é dar aos seus franqueados um suporte efetivo e assertivo visto que os mesmos possuem perfis diversificados por mais que a palavra “padronização” esteja presente neste universo.

Há uma terceira via que é um formato que vale a pena de se cogitar também que são as microfranquias.

É impossível dar uma resposta pronta porque a única pessoa que pode medir os prós e contras de cada alternativa para a sua tomada de decisão é você.

Camila Farani é presidente do grupo de investimento-anjo Gávea Angels e jurada no programa Shark Tank Brasil.

Fonte: Exame

Camila Farani

Entre em contato ou siga-me nas redes sociais